Pão de fermentação natural é mais saudável porque não tem fermento? Mito ou Verdade?
- contatotgt
- 13 de nov.
- 1 min de leitura
Nos últimos anos, o pão de fermentação natural ganhou espaço nas padarias, nas cozinhas caseiras e até nas conversas sobre alimentação saudável. Mas junto com essa popularidade, surgiram também alguns mitos — entre eles, a ideia de que o sourdough seria mais saudável porque não leva fermento.
Afinal, isso é verdade?
Mito!
A confusão começa porque o fermento usado no sourdough é diferente do fermento biológico comercial. Em vez de um único tipo de levedura, o fermento natural é um ecossistema vivo composto por leveduras e bactérias lácticas — o famoso levain. Esse processo de fermentação realmente traz benefícios: melhora a digestibilidade, ajuda a desenvolver sabor e textura e reduz parte do glúten e dos FODMAPs presentes no trigo.]
E quanto ao glúten?
Na prática, a maior parte dos pães de fermentação natural feitos com farinha de trigo ainda possui glúten suficiente para causar reações em pessoas com doença celíaca ou alta sensibilidade.
A única exceção real seriam pães de fermentação natural preparados com farinhas naturalmente sem glúten, como arroz, sorgo ou milho.
Conclusão
O pão de fermentação natural pode, sim, ser uma excelente escolha dentro de uma alimentação equilibrada. Porém, dizer que ele é mais saudável simplesmente porque “não tem fermento” é um mito. Ele tem fermento — apenas em uma forma natural e fermentada por microrganismos vivos. E, quando feito com trigo, continua contendo glúten.



Comentários